sábado, 20 de outubro de 2012

Historiador da Unicamp organiza um livro

Historiador da Unicamp organiza um livro que expõe as "veias negras do Brasil"

 

 


Está sendo lançado nesta quarta-feira, às 19 horas, na Universidade Sagrado Coração (USC), em Bauru, o livro As Veias Negras do Brasil: Conexões Brasileiras com a África, organizado pelo historiador da Unicamp Pedro Paulo Funari, responsável pelo Centro de Estudos Avançados (Ceav). Dividindo esta tarefa de organização da obra com as professoras da USC Lourdes Conde Feitosa e Terezinha Santarosa Zanlochi, Funari conta como foi concebido o livro que aproxima as ligações entre o Brasil e a África, dentro de uma ampla abordagem.


Lançamento!! "As Veias Negras do Brasil"

A Universidade Sagrado Coração (USC- Bauru), lança o livro As Veias Negras do Brasil: Conexões Brasileiras com a África, organizado pelo historiador da Unicamp Pedro Paulo Funari, responsável pelo Centro de Estudos Avançados (Ceav). 
O historiador fala da necessidade de se escrever uma nova História do Brasil, que não a da escravidão somente, pela visão dominante, propondo uma releitura do passado.

terça-feira, 2 de outubro de 2012

O fim de semana em que a Europa pôs-se em pé

Manifestações gigantescas tomam Madri, Lisboa, Atenas e Paris, denunciam sequestro da democracia e abrem outono de lutas contra oligarquia financeira

Por Antonio Martins


Até que ponto os governos podem, numa democracia, contrariar interesses e desejos da grande maioria para agir em favor de uma pequena oligarquia – ultra-enriquecida e poderosa, por controlar os circuitos financeiros? Como as maiorias podem, neste caso, reagir, se os canais que transformariam sua vontade em políticas alternativas – especialmente partidos e mídia – estão bloqueados ou controlados pela oligarquia? Algumas respostas para estas perguntas parecem ter se esboçado, nos últimos três dias (28 a 30/9). Vieram da Europa, o continente mais ameaçado pela regressão da democracia a um ritual retórico, a uma fachada que esconde, ao invés de expor, os espaços em que se tomam as decisões que importam.