quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Aluno Jefferson vence concurso Batra sobre cidadania

Jornal da Cidade - Bauru

Aluno vence concurso sobre cidadania


Jefferson Oliveira recebeu como prêmio, no último dia 5, uma bolsa de estudos para cursinho pré-vestibular

foto: Malavolta Jr


17/10/13 05:00 - Geral




O estudante Jefferson Henrique de Oliveira, 17 anos, foi o vencedor do concurso de redação promovido pela ONG Bauru Transparente (Batra).
O tema foi “Como a Lei da Transparência favorece a cidadania em Bauru?”. A disputa teve como objetivo conscientizar jovens de Bauru e região sobre a necessidade da participação de cada um no cenário político da cidade.
A entrega do prêmio foi realizada no último dia 5, no auditório Véritas da USC. Aluno da escola estadual Sueli Aparecida Sé Rosa, Jefferson ganhou uma bolsa de estudos para o cursinho pré-vestibular no Colégio Rembrant COC.
Jornal da Cidade - Você já conhecia a Lei da Transparência?
Jefferson -
Não. Mas quando eu soube do tema, busquei estudar e me informar para fazer a redação. Foi bom porque aprendi muita coisa.
JC - Qual a importância dessa legislação?
Jefferson -
Acredito que ela seja importante para que toda a população saiba o que o dinheiro arrecadado e recebido pelo governo está gerando, onde está sendo aplicado. Mas como é algo disponibilizado na Internet, muitas pessoas não têm acesso ao site.
JC - Acha que, se todos tivessem acesso, o País poderia ser melhor?
Jefferson -
Com certeza! Se cada um fizesse sua parte e controlasse esse dinheiro, os políticos não teriam por onde escapar. Talvez pudesse ser o fim da corrupção.
JC - Fale sobre a experiência de participar deste concurso de redação.
Jefferson -
Eu comecei a me interessar mais por assuntos sobre política, direitos e deveres. Agora vejo como é importante ter conhecimento sobre esses temas.
JC - E que profissão você vai querer seguir?
Jefferson -
Vou querer fazer ciências da computação. Assim, quem sabe eu consigo desenvolver um jeito de todos terem acesso a essas informações.



Leia a redação na íntegra


 
Como a Lei da Transparência favorece a Cidadania em Bauru?


"A Lei 12527/11, mais conhecida como a Lei da Transparência, é a que dá direitos ao cidadão de se inteirar sobre os recursos gastos e recebidos pelo poder público.
A maioria das pessoas não sabe como ter acesso a essas informações e acaba deixando de lado o exercício da cidadania em certa parte.
Muitos não conhecem o poder que têm em mãos, algo que foi conquistado há pouco tempo: o direito de saber como o dinheiro público é gasto e quais são as melhorias que isso transmite à população.
Em Bauru não é diferente de todo o Brasil. Essas informações são divulgadas no site da prefeitura, entretanto, muitos dos habitantes não visitam esse site, o que acaba prejudicando toda a sociedade, pois desconhecem o que esses conhecimentos podem lhes trazer.
Pessoas que tomam ciência dessa lei podem reivindicar algo que acham que está errado, pois não adianta nada saber algo que está estranho e não procurar uma solução.
Com esse tipo de atitude, as pessoas da cidade divulgam os direitos de todo cidadão e com isso despertam os interesses dos demais para tal assunto, favorecendo o desenvolvimento da cidadania.
Contudo, entende-se que quem sabe, age, quem age divulga e assim o ciclo da Lei da Transparência se completa."

Jefferson Henrique de Oliveira, aluno do 3º A



FONTE: http://www.jcnet.com.br/Geral/2013/10/aluno-vence-concurso-sobre-cidadania.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário