domingo, 20 de novembro de 2016

vós sois deuses? a sabedoria e a consciência da sabedoria




Introdução
As seguintes passagens bíblicas que você lerá logo mais abaixo (a exemplo de tantas outras), encerram ensinamentos tão profundos quanto poderosos (e por que não dizer 'perigosos'). 
Se todo o saber camuflado sob códigos e metáforas que há nos textos sagrados das grandes religiões do mundo fossem interpretados e compreendidos "à luz da própria consciência", teríamos uma melhor noção das armas poderosas que temos em mãos. 
Mas o que fazer com tão formidáveis armas? O que acontece quando alguém inconsciente manipula uma arma? Quem serão os piores (mas não os únicos) prejudicados?
Sem a luz da consciência, não há visão clara, nem discernimento, nem compreensão objetiva da realidade... há distorção. 
Quando em nós, o ego distorce/encobre essa luz, não vemos a realidade objetiva, mas sombras, isto é, um subproduto subjetivo dessas distorções (tal qual Platão esclarece em sua "Alegoria da Caverna"). 
O código a que se tem acesso, projetado no espelho da mente cobiçosa (temerosa tanto quanto ambiciosa) refletirá/projetará no "cenário" do mundo ao redor tão somente os próprios desejos, medos, ambições, fantasias e medos subjetivos do interpretante, sem que ele próprio se aperceba da armadilha.
É aí que acontece um problema: enquanto utilizamos a mente egóica como filtro (e isso é quase sempre inevitável quando se está identificado com ela), só somos capazes de interpretar tal reflexo, invariavelmente condicionado a preconceitos e prejulgamentos, jaz agregados à memória de cada interpretante. 
É fato que nosso paradigma cultural (previamente armazenado na memória coletiva e individual) condiciona e filtra o que lemos, o que vemos, o que ouvimos, e o que sentimos.
Feita esta breve introdução, considere o que segue: Há em todos os livros sagrados, centenas de passagens enigmáticas, cuja chave para interpretá-las depende do quão disponíveis e conectados estamos à consciência. A intuição (como expressão dessa consciência) é essa "luz" que instantaneamente mostra, revela o que está oculto por trás dos signos e dos códigos. É sempre a consciência (condicionada ou não) que nos "esclarece" o sentido, o qual será mais ou menos profundo, mais ou menos distorcido, conforme o estágio de condicionamento e de maturidade espiritual em que cada qual esteja. 
É por isso também que cada qual consegue "ver/interpretar/compreender" em cada texto, só aquilo que está preparado para ver. Não adianta esperar outra coisa: Só conseguimos "alcançar" tão somente aquilo que somos capaz de aceitar ou compreender.  
A sabedoria de tais textos sagrados, portanto, pode permanecer mais ou menos obscura. Ela não se revela identicamente a todos. Noutras palavras, a sabedoria se revela a cada um, segundo sua própria capacidade de assimilá-la. Essa capacidade pode ser individual ou pode ter sido fornecida pelo ambiente da coletividade. De qualquer modo, cada grupo "não vemos além daquilo que não conseguimos entender ou aceitar como possível".

Feitas as ressalvas acima citadas, reflita agora, detidamente, nas seguintes importantíssimas passagens bíblicas:
  

“Respondeu-lhes Jesus: Não está escrito em vossa Lei: 'Eu disse: vós sois deuses?'* Se a Lei chama deuses àqueles a quem se dirigiu a palavra de Deus – e a Escritura não pode falhar – como podeis dizer que blasfema aquele que o Pai santificou e enviou ao mundo só porque eu disse: ‘Sou Filho de Deus’?
(João 10:34-36)                                                                         * Salmo 82:6



 (...)Crede-me quando digo que estou no Pai e que o Pai está em mim; crede-o, ao menos por causa das mesmas obras. Em verdade, em verdade vos asseguro que aquele que crê em mim fará também as obras que Eu faço e outras maiores fará, pois eu vou para o meu Pai.(...)  
(João 14, 11-12)


 Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo.
(1 Coríntios 3:16,17)


“Fala a toda a comunidade dos filhos de Israel. Tu lhes dirás: Sede santos, porque Eu, Yahweh vosso Deus, o SENHOR, sou santo!
(Levítico 19:2)


“Sede perfeitos como vosso Pai celeste é perfeito.” 
(Mt 5,48)

Nenhum comentário:

Postar um comentário